Biblioteca digital

Biblioteca Digital

segunda-feira, 31 de março de 2014

Hora do conto



Integrada nas atividades da Semana da Leitura a ”Hora do Conto”, iniciativa dinamizada pela equipa da BE, trouxe à Sede do Agrupamento alunos do pré - escolar e do primeiro ciclo.
Além de uma pequena visita à biblioteca escolar, espaço aberto à comunidade, que privilegia o contacto estreito com a leitura e com os livros, os alunos tiveram oportunidade de assistir e participar na leitura dramatizada do conto A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. Esta atividade proporcionou a todos os presentes momentos de prazer, decorrente da leitura e dramatização de uma história singela do Nobel da literatura.
Depois de contada a história de forma agradável e alegre, o que atraiu as crianças para o universo da literatura, os alunos procederam à sua interpretação individual. Assim, a criança construiu o seu espaço ligado à criatividade através da magia do livro recontado. De seguida, exercitando a expressão oral e a capacidade de retenção de informação, os alunos voaram nas asas da sua imaginação e cada um recontou a história à sua maneira.
Professores, educadores e alunos fizeram um balanço positivo desta iniciativa, de forma direta, através das suas manifestações, realçando os olhinhos atentos das crianças. Assim sendo, considera - se pertinente e vantajosa a continuação da implementação desta atividade no próximo ano letivo, com novos momentos de prazer ao redor de novos livros, novas histórias e novas personagens.
Este tipo de atividades contribui, na opinião de todos, para o prazer da leitura e, consequentemente, para a formação de novos leitores.
Agradecemos a participação de todos os envolvidos nesta atividade.
Boas Férias e Boas LEITURAS!!!
A professora, Teresa Marques