Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Alves Redol – Vida e obra



Alves Redol – Vida e obra
(na voz do filho António Mota Redol)


No dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro), pelas 11H30, a E.B. 2,3 de Ancede congratulou-se com a visita do Engenheiro António Mota Redol, filho do ilustre escritor Alves Redol, um dos vultos consagrados da Literatura Portuguesa.
O evento decorreu no Auditório da Escola na presença do Diretor José Matos, da Vereadora da Educação Maria Ivone Ribeiro, do Responsável pela Editora Althum.com, de alguns professores e de todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade.
Neste encontro, foi relembrada a sua grandiosa obra, muitas vezes censurada pelo Antigo Regime, dado que o escritor sempre se revelou atento aos problemas da sociedade em que se inseriu.
Alves Redol escreveu vários livros sobre o Douro, incluindo o romance Porto Manso (1946), cuja ação é passada nas aldeias ribeirinhas da atual freguesia baionense de Ancede e Ribadouro e onde são retratadas as difíceis condições em que viviam os antigos arrais.
Os alunos empenharam-se em pesquisas biográficas e bibliográficas, expondo os seus trabalhos com entusiasmo, no entanto, em virtude da solenidade do acontecimento, por inibição e curiosidade sentiram alguma dificuldade em interagir com o orador.

À equipa organizadora um grande Bem-haja.