Biblioteca digital

Biblioteca Digital

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Palestra


Encontro com a escritora


No passado dia 10 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião, recebemos a visita da ilustre escritora Ana Maria Magalhães, autora de obras do agrado dos nossos leitores, como a famosa coleção "Uma Aventura".Da parte da manhã, e depois de recebida pelo Sr. Diretor José Matos juntamente com uma atuação musical, foram os alunos dos 7.ºs e 8.ºs anos que tiveram a honra de usufruir de alguns momentos com a Dra. Ana Maria Magalhães. Depois do almoço, foi a vez dos mais pequenos: os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de Eiriz e do Pólo de Santa Cruz e, ainda, os discentes das turmas do 6.º ano da escola sede. Conhecer o trabalho da autora, desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, assim como aproximar os alunos da Biblioteca Escolar foram os objetivos primordiais desta iniciativa, que contou com o apoio de todos. Comentários deixados pela ilustre autora a lisonjear o comportamento dos alunos da nossa escola, assim como o trabalho dos docentes, deixou-nos a todos com a satisfação de mais um dia em grande no Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião. Salienta-se o trabalho da professora Fátima Carvalho que, com as suas dedicatórias, conseguiu surpreender e comover a autora, acalorando um dia, que se revelou muito agradável.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

La chandeleur


No passado dia 2 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês, comemorou-se, na nossa escola, “La Chandeleur” com o intuito de assinalar uma tradição ainda muito marcada na sociedade francesa. Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer a França, a sua cultura e a sua história.
O nome “La Chandeleur” é derivado do latim e a sua origem remonta à Antiguidade Romana. No entanto, a partir do século XIV, esta festa passou a ser associada a Nossa Senhora das Candeias. Esta celebração acontece passados 40 dias do Natal e comemora a apresentação de Cristo no Templo de Jerusalém e a purificação da Virgem Maria,  acendendo velas à meia-noite.
Os franceses têm imensas histórias ligadas aos crepes e engraçadas superstições. Uma delas é tentar lança-lo ao ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se a massa cair bem, melhores oportunidades e riqueza virão para quem o faz.
Por tudo isto, é que os professores de francês, com o apoio da Biblioteca Escolar, e alunos festejaram esta data com a confeção e venda de crepes no átrio e com a decoração do espaço com cartazes alusivos ao tema. Os professores e funcionários também puderam degustar esta iguaria na sala de professores, onde, nos intervalos, eram recebidos com um pequeno lanche repleto de cultura francesa.
Foi uma experiência motivadora e enriquecedora para todos. Um bem-haja!