Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quinta-feira, 26 de março de 2015

Palestra com o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte


" A obra de Eça de Queirós e a sua relação com o Douro (Resende e Baião) "

No âmbito das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, recebemos, no passado dia 9 de março, o Padre Dr. Joaquim Correia Duarte: padre, professor, historiador, romancista, poeta, músico, investigador... um Homem de grande cultura  e, sobretudo, um Homem de fé...um Homem que todos nós adoramos conhecer.
Aqui fica o registo de alguns momentos, em que o ilustre convidado partilhou connosco parte do seu grande saber.


Internet Segura

No passado dia 25, comemoramos, na nossa escola, o Dia da Internet Mais Segura, seguindo o lema de que Juntos, vamos criar uma internet melhor.
O “Dia da Internet mais Segura”, este ano assinalado a 10 de fevereiro, é um evento Europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT- Fundação Para a Ciência e Tecnologia e que envolve a Direcção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Na nossa escola, as atividades foram dinamizadas pelo professor de TIC, Rui Magalhães, elemento da equipa da BE, e pela professora bibliotecária, Manuela Costa, e incidiram sobre a dualidade benefícios/perigos da internet. Assim, e uma vez que as outras turmas já tinham assistido a palestras desenvolvidas pelos agentes da Escola Segura, dinamizaram-se três sessões para os alunos de 5.º ano, onde os discentes mais novos puderam esclarecer alguns conceitos sobre os quais ainda não tinham qualquer domínio. Na BE/CRE, foram expostos alguns cartazes de alerta sobre o tema e, durante os intervalos, os alunos puderam conhecer o sítio da internet www.seguranet.pt, onde todos aprenderam e se divertiram com os jogos aí apresentados. Simultaneamente, foram exibidos alguns filmes, aos quais vários alunos e professores aderiram com interesse e entusiasmo. A equipa da BE distribuiu pela comunidade escolar, principalmente pelos discentes, panfletos com conselhos úteis para uma utilização mais segura e eficaz da internet.
Afinal, juntos, criamos uma internet melhor!


Eça agora!


 

 No passado dia 12 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião, recebemos a visita do ilustre escritor Eça de Queiroz. Pois é, parece que o autor se “levantou” do seu eterno descanso para elucidar todos aqueles que, ainda, tinham dúvidas sobre a sua vida e obra.
De manhã, foi recebido com uma atuação musical, tendo-se dirigido ao auditório da escola onde o aguardavam os alunos dos sétimos anos de escolaridade para um debate. O célebre convidado respondeu, com todo o agrado, a todas as questões levantadas sobre a sua vida e obra.  
Da parte da tarde, foi a vez dos discentes do 9.º ano. Estes tiveram a oportunidade de se deslocarem à Fundação Eça de Queiroz, onde foram recebidos pelo criado Silvério da obra A Cidade e as Serras, que lhes proporcionou uma excelente visita guiada pelo museu. Houve, ainda, direito a uma dramatização de um excerto da mesma obra, preparada pela professora Teresa Marques e por alguns alunos do 9.ºB e, no final do dia, pudemos degustar um lanche nos jardins da fundação.
É caso para se afirmar que foi um dia em cheio. Passamos momentos muito agradáveis e divertidos na companhia do ator Rafael Freitas, a quem agradecemos todo o seu empenho e dedicação. Muito obrigada!


São Valentim – comemoração do amor



    No passado dia 12, realizaram-se, na nossa escola, várias atividades alusivas ao dia de São Valentim, tradição que ainda faz as delícias de miúdos e graúdos.
As atividades foram dinamizadas pela professora de Educação Moral Religiosa e Católicas, pelo departamento de línguas e pela equipa da Biblioteca Escolar e tal celebração teve como principal objetivo a comemoração dos afetos.
   No intuito de dar forma aos festejos, foram colocados três corações, no átrio de entrada e na biblioteca escolar, onde os alunos puderam colocar as suas mensagens de amor, nas três línguas estudadas, nomeadamente em Português, Inglês e Francês. De todas as frases de bem-querer, o júri constituído para o efeito, composto pelas professoras Anabela Nunes, Teresa Marques, Maria Alexandre e Fátima Carvalho, selecionou a mais original em cada uma das línguas, tendo declarado como vencedores os alunos Ana Teixeira, Elsa Ferreira e Rita Neto, das turmas A e C do oitavo ano. Parabéns a todas!
    Mas o dia não acabou aqui. Houve, ainda, uma venda de produtos, que todos gostamos de oferecer a quem queremos bem, e uma exposição com declarações de amor na Biblioteca.