Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



 Tendo em conta  quem outubro se  comemora  o  Mês internacional das Bibliotecas Escolares  e que a RBE  no presente ano completa 20 anos. Aqui fica o cartaz da Biblioteca!




quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mostra do Projeto “Ler (n) o Douro”

O Projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro  tem como objetivo essencial a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.
Desenvolvido com crianças/alunos de todos os níveis de ensino, é aberto à comunidade através da realização de uma jornada literária.
Tendo como ponto de partida o autor escolhido, a sua vida e a sua obra, são abordadas temáticas que integram os currículos desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. A Biblioteca Escolar, impulsionadora do Projeto, apoia todo o trabalho, desenvolvendo competências transversais relacionadas com as literacias da informação, da leitura e dos media.
O contributo dos vários parceiros envolvidos torna-se essencial à consecução dos objetivos a que se propõe.
Dado o interesse em partilhar as boas práticas no âmbito do desenvolvimento do Projeto no ano letivo 2014-2015, irá realizar-se no dia 24 de outubro, no auditóro da Escola Básica e Secundária de Vale de Ovil, em Baião, uma Mostra do Projeto, promovida pela Câmara Municipal de Baião, destinada aos professores e alunos nele envolvidos mas também a toda a comunidade.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)



Aproxima-se outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

Bom Ano letivo

  Começou   outro ano letivo!
 Cá estamos mais uma vez numa nova etapa da nossa “caminhada”!
Renova-se a esperança num ano melhor,  acreditando num futuro mais risonho e promissor para os nossos  jovens!

 A Equipa da BE aproveita para desejar a todos um  ano letivo repleto de realizações e  ótimos resultados académicos!




 Prof. Arminda Lemos

CURSO DE FORMAÇÃO - "EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA, A DEFESA E A PAZ"

O concelho de Baião acolheu, entre os dias 14 e 17 de setembro, um curso de formação dirigido aos professores dos Agrupamentos de Escolas locais, sobre o tema da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.
Esta formação insere-se numa parceria que o Município de Baião está a estabelecer com o Instituto de Defesa Nacional e que deverá ser consubstancia na formalização de um protocolo para a implementação de um projeto piloto no âmbito da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.
Participaram nesta formação professores dos três agrupamentos  do concelho, do ensino pré-escolar, básico e secundário, que estiveram  presentes em palestras e atividades organizadas pelo Instituto de Defesa Nacional (IDN) com o apoio da Câmara Municipal de Baião e dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião: Eiriz (Ancede), Sudeste de Baião (Santa Marinha do Zêzere) e Vale de Ovil.
Estas formações inserem-se no Referencial de Educação em Segurança, a Defesa e a Paz (RESDP), elaborado por equipas conjuntas da Direção-Geral de Educação e do Instituto de Defesa Nacional.
Este documento estabelece o que pode ser considerado como essencial para as crianças e jovens se constituíram como cidadãos ativos na sociedade atual. Pretende-se contribuir para elevar o nível de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e promover atitudes / valores e comportamentos na área da segurança, defesa e paz das crianças e dos jovens.

 Pesquisa efetuada  na página do  Município de Baião
 Texto adaptado

 Prof.  Arminda Lemos