Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Comemoração do Halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de Outubro. Os símbolos deste dia são as abóboras, bruxas, aranhas, morcegos e velas, entre outros.
O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido.
Neste dia à noite as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas. Quando a porta abre devem dizer "doçura ou  travessura ?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.
O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. A celebração desta data teve origem no povo Celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "Fim de Verão".
No século XIX, os irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos da América, país que celebra esta tradição de forma entusiástica.

Nesse sentido, os alunos do  5º ao 9º ano   decoraram o espaço da escola com motivos  alusivos à data, nomeadamente vampiros e morcegos e   um concurso abóboras para comemorar  este dia.  Um ambiente assustador...Mas não tenham medo, pois isto é tudo malta  de confiança!


Aqui ficam  publicadas algumas fotos, alusivas à data.




terça-feira, 27 de outubro de 2015

Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares: 1º ciclo


Os   alunos do 1º ciclo, estiveram hoje dia 27 de  outubro no  Centro Escolar para comemorarem o dia  das Bibliotecas Escolares, foram desenvolvidas sessões de leitura  para o 1º e 2º  anos de escolaridade, tendo em vista a  articulação  com o currículo. Foram  lidas  analisadas, as seguintes obras, referentes às  metas curriculares :
 Corre, corre cabacinha- 1º ano
Uma flor chamada   Maria -2º ano

 Os  alunos mostraram empenho e interesse na atividade e ouviram as histórias com muita atenção.
 Desde já muito obrigada aos professores que colaboraram neste evento.

 Na  próxima semana realizar-se-ão sessões de leitura para o 3º e 4º anos  de escolaridade.








Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares: Bibliopaper na BE - 5º A e B


Os alunos do 5ºA  e 5º C estiveram hoje, na BE com o Prof. António Rodrigues ,e a Prof. Carla Martins nas aulas de Apoio ao Estudo  para visitarem a Biblioteca e realizarem um Bibliopaper. Trata-se de uma atividade muito interessante, que visa a promoção da leitura e literacia e a formação do utilizador, incentivando a utilização da BE e o conhecimento do espaço para os novos alunos. Os alunos deixaram ainda lindas mensagens  alusivas  à Biblioteca .

Estão todos de parabéns pelo empenho e interesse demonstrado na atividade!  

 Aqui  ficam algumas fotos!

domingo, 25 de outubro de 2015

Mostra do Projeto " Ler (n)o Douro"

No  sábado, dia 24 de outubro, teve lugar no auditório da Escola Básica e Secundária de Baião a mostra de projeto, no âmbito  das "Jornadas Literárias Ler n(o) Douro".
Este  projeto teve  como objetivo essencial a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de escritores que tiveram  alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela. Foi desenvolvido com crianças/alunos de todos os níveis de ensino.
Teve como ponto de partida o autor escolhido, a sua vida e a sua obra, foram  abordadas temáticas que integram os currículos desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. A Biblioteca Escolar, impulsionadora do Projeto, apoiou  todo o trabalho, desenvolvendo competências transversais relacionadas com as literacias da informação, da leitura e dos media. O contributo dos vários parceiros envolvidos tornou-se essencial à consecução dos objetivos  propostos
A  mostra do Projeto, promovida pela Câmara Municipal de Baião,  foi destinada aos professores e alunos nele envolvidos e  também aberta  a  toda a comunidade.
 Neste mesmo dia,  foi assinado o protocolo  da constituição da rede  de Bibliotecas de Baião cujos objetivos são  a colaboração entre os parceiros ao nível da organização gestão  e disponibilização de recursos documentais tendo em vista  a promoção  da  leitura.
 Aqui ficam  algumas fotos do evento.

 Prof Bibliotecária

 Arminda Lemos