Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Teatro na BE





 Teve lugar hoje, dia 8 de janeiro, no auditório da Escola, pelas 15,20,  a dramatização da Peça “ Leandro Rei da Helíria “   pelo grupo de teatro do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, em parceria com a BE no âmbito do Projeto “ Faz da BE   um palco”. 
Os alunos fizeram um excelente trabalho na área da dramatização. Estão por isso de parabéns, alunos e docentes integrados  na atividade, destacando-se  a professora Fátima Almeida, professora  Bibliotecária  no Agrupamento e principal impulsionadora do projeto.
 Trata-se  de uma  iniciativa  interessante pois   é uma forma lúdica de motivação para a leitura, além disso, esta obra faz parte das metas curriculares do  7º ano.
 Estiveram presentes os alunos das  as turmas 6º B e 7º A, que estiveram muito atentos e interessados.

 Bem haja  a todos que tornaram possível a realização desta atividade!



  Prof. Arminda Lemos

( Professora bibliotecária)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Divulgação do Concurso " Elos de Leitura"

Propõe-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

As escolas (sede) poderão participar no Concurso «Elos de Leitura em Cartaz» com um trabalho por nível/ciclo de educação e de ensino, conforme o Regulamento enviado em anexo.

A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL). Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço pnlconcursos@gmail.com.

Divulgação do Concurso " Inês de Castro"

Pretende-se que este desafio se constitua como mais um contributo para a melhoria significativa dos hábitos e das competências de leitura das crianças e dos jovens portugueses.

Para informação detalhada sobre o concurso deve ser lido o Regulamento e outras indicações sobre a edição 2015-2016 no sítio Concursos do Portal PNL. Eventuais dúvidas poderão ser enviadas para o seguinte endereço:

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em destaque na Internet: RTP Ensina


Ao longo das últimas décadas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) produziu inúmeros conteúdos cujo interesse não se esgotou na sua divulgação televisiva ou radiofónica. Entrevistas com figuras notáveis das letras, das artes, das ciências, bem como documentários sobre o património e a história, frequentemente procurados por professores e estudantes, têm tido acesso limitado ou caem até no esquecimento. Esses conteúdos são um complemento relevante para o trabalho feito na sala de aula, e passam agora a estar disponíveis online, através das várias plataformas digitais que o Ensina utiliza.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Comemoração do Dia de Reis

 Tendo  em conta  a comemoração de efemérides e o desenvolvimento das literacias, realizou-se hoje, no Centro Escolar de Santa  Cruz   do Douro,  uma sessão de leitura subordinada  ao tema  “Os Reis Magos” para  os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, com  a colaboração das Professoras  Isabel e Ângela . 
Posteriormente  foi apresentado um pequeno filme alusivo à época  e  foram colocadas várias questões sobre o tema aos discentes.

Os alunos  estiveram muito atentos e interessados e responderam corretamente às questões que lhe foram colocadas.  Foram ainda  formulados pelos presentes,  votos de excelente 2016  para toda  a Comunidade Educativa.

 Bem haja  a  todos, pela participação neste evento!

 Prof. Arminda Lemos