Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Destaque na Internet: Visita virtual à Casa de Tormes

http://www.feq.pt/vvfeq/index.html

Conhece ou recorda, através da visita virtual, a Casa de Tormes (Museu Queirosiano) e a Casa do Silvério (casa de campo).
Tormes faz parte do roteiro sentimental do queirozianismoe e é simultaneamente palco de grande parte de uma obra prima literária – A Cidade e as Serras e casa-museu Eça de Queiroz. Pode aí confrontar-se o visitante com expressivos objetos que lhe pertenceram: a mesa alta onde escrevia de pé; a cabaia que o seu amigo Bernardo Pindela lhe trouxe do Oriente; as pinturas e gravuras que decoravam a sua casa de Neuilly, em Paris; o seu mobiliário; objetos de uso pessoal e também o que resta da sua biblioteca.
Vem conhecer a Casa de Tornes!

Destaque na Internet: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género


www.cig.gov.pt

A CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – tem a missão de garantir a execução das políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género.

A CIG prossegue várias atribuições, por exemplo:
  • Promover a educação para a cidadania; 
  • Promover acções de sensibilização da opinião pública e de adopção de boas práticas relativas à igualdade de género, à participação paritária na vida económica, social, política e familiar e ao combate a situações de discriminação, nomeadamente através de apoios a organizações não governamentais e de prémios de qualidade; 
  • Manter a opinião pública informada e sensibilizada com recurso aos meios de comunicação social, à edição de publicações e à manutenção de um centro de documentação e de biblioteca especializados 
  • Desenvolver um serviço jurídico de informação, apoio jurídico e psicossocial e garantia do acesso ao direito, especialmente nas situações de discriminação e de violência de género.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Projeto Heróis da fruta

No âmbito do Projeto Heróis da Fruta, foram realizados dois vídeos, um pelos alunos da turma  do 1.º e 2.º ano da escola de Santa Cruz do Douro, e pelos alunos de 2º ano do polo escolar de Eiriz-Baião. 
Estão de parabéns todos os alunos, assim como todos os professores envolvidos. Estes vídeos destinam-se a serem votados e assim podermos ser candidatos a diversos prémios.

Hino da fruta 2015 2016, Polo de Santa Cruz, Baião, Porto


Hino da fruta 2015 2016, Turmas 2A e 2B do Centro Escolar Baião, Porto


Dia da Internet mais Segura


No dia 9 de fevereiro de 2016, comemora-se o Dia da Internet mais segura, a que a RBE se associa. 
 A Seguranet convida a as escolas a registarem-se para poder dar visibilidade às ações promovidas.
Para além dos recursos disponibilizados pela Seguranet, chama-se também a atenção para uma publicação conjunta do Facebook (2015), MediaSmarts e MiudosSeguros na.Net, Pensa antes de partilhar, e para a iniciativa a ela associada. Também é de destacar a infografia produzida a partir do estudo realizado pelo Facebook sobre o uso das plataformas digitais na Internet pelos jovens portugueses entre os 14 e os 18 anos

 Mais informações em

Destaque na Internet: Conjuga-me


Página principal do Conjuga-me.net


Conjuga-me é uma ferramenta para conjugar verbos da língua Portuguesa. Partindo do infinitivo de um verbo faz a conjugação verbal de verbos regulares e irregulares.
Boas conjugações!

Exposição de máscaras de Carnaval - 6º A

É  Carnaval...Na BE estão expostas máscaras de Carnaval feitas com materiais recicláveis , máscaras essas  elaboradas pelos alunos  do 6º A  com a orientação  da Prof.   Arminda   Miguel.
Estão muito originais e  bonitas!
Desde já agradeço em meu nome e de toda a equipa, por todo o empenho demonstrado e para que esta época carnavalesca seja lembrada, pois não podemos esquecer as tradições subjacentes à cultura de um povo.

 Prof. Arminda Lemos

Aqui  ficam  algumas fotos.