Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Exposição de Trabalhos de Ciências Naturais


 Estão na Biblioteca expostos  trabalhos  elaborados  na  disciplina de Ciências Naturais, trabalhos esses  elaborados pelos alunos do  5º B  sob a orientação  do Prof. Paulo  Raimundo. Os trabalhos são alusivos ao tema Animais autóctones e zoo diversidade de Portugal .
 Vale a  pena visitar esta e exposição, no sentido de aprofundar os conhecimentos  sobre esta temática.

Atividades da semana da leitura -Sessões de leitura

Foi apresentada aos alunos, em formato digital, a obra “O  soldado João”, desta vez às turmas  5º A, 5º C  e turma mais.  Esta  atividade está inserida  na semana da leitura que esteve a decorrer esta semana  no agrupamento e está em articulação com o Projeto IDN, tendo  como objetivo o desenvolvimento da cidadania.

 Foram pedidos aos alunos  trabalhos  alusivos  a  esta obra para serem publicados e expostos na BE .
 Os alunos fizeram  ainda  oralmente o  resumo de algumas obras  lidas e analisadas ao longo do ano letivo, indicando o motivo pelo qual   aconselhariam  aos seus pares a leitura das mesmas. Foi uma atividade interessante no âmbito da partilha  de  leituras.

 Foram ainda entregues certificados referentes ao concurso Top leitura , assim como  aos Monitores da Biblioteca  que mais se têm empenhado e dedicado a esta causa.

 Bem haja a todos pela participação nestas atividades.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sessões de leitura/ Articulação com o IDN


 Hoje de tarde, pela 15 horas,  estiveram na Biblioteca os alunos do 6ºC  e os  alunos da Educação Especial para  realizarem atividades  contextualizadas  na  semana da leitura.
 Inicialmente procedeu-se  à apresentação da história”  A pequena  gotinha de água” pelos alunos da Educação Especial, atividade muito interessante, pois tem como objetivo a promoção da leitura no âmbito da educação inclusiva.
 Em seguida, foi apresentada aos alunos em formato digital, a obra “O  soldado João”. Esta  atividade está inserida  na semana da leitura e está em articulação com o Projeto IDN, tendo  como objetivo o desenvolvimento da cidadania. A história apresentada contribui para desmistificação do serviço militar e para a sua humanização, enquanto serviço de cidadania. Através de uma apresentação  digital é-nos relatada a história de um soldado “feliz e desengonçado” um menino até aí ligado à tranquilidade do campo, que, sem jeito para a guerra, vai colocando valores como a amizade, a tolerância, a partilha e a alegria em substituição das funções bélicas que lhe são atribuídas. Através do seu modo de agir ele vai alterando os comportamentos e atitudes dos outros intervenientes na guerra, vencendo a  guerra  e conquistando  a paz, regressando  à   tranquilidade  da  sua aldeia .

Dia do Português/ Semana da leitura

Para  comemorar   o Dia do Português os alunos do 6º A fizeram a dramatização  da obra “ As naus de verde pinho”. Esta atividade está também  inserida na semana  da leitura.
  Os discentes  desta turama elaboraram ainda  marcadores  onde exprimem a opinião  sobre  a obra, fazendo a apologia da leitura da mesma.

 Estes marcadores vão ser expostos na Biblioteca.
 Os alunos do 5º A   elaboraram textos , designadamente cartas e  procederam   à sua  leitura  pelas  salas de aula.

  As alunas  inseridas no projeto " Monitores da Biblioteca", nossas habituais colaboradoras,  espalharam pelos vários espaços da escola, frases alusivas ao livro e à leitura.

 Estão todos de parabéns pela  participação e empenho nestas atividades.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Teatro no Agrupamento

 No âmbito da semana   da leitura,  esteve  hoje dia 12 de abril, no nosso agrupamento,   o  Grupo de Teatro Atrapalharte, grupo de teatro infantil  muito divertido. O ambiente foi de grande animação.
Tratou-se de um evento muito interessante, estiveram presentes os alunos  do  pré-escolar , do 1º , e 2º ciclos .Os atores interagiram  com os  alunos de forma muito positiva. Souberam   cativar   a  plateia criando um clima de empatia e cumplicidade com  todos ali presentes.
 Foi apresentada  a peça   o “Estendal dos Contos”, nomeadamente os contos ,“A princesa e a Ervilha “ e “Os músicos  de   Bremen”. Trata-se de  uma forma  lúdica e divertida de trabalhar  estes contos.

 Agradeço  em nome da equipa  a todos que colaboraram neste evento, e às  juntas de freguesia que gentilmente disponibilizaram  transporte  para os alunos.

 Aqui   ficam  algumas   fotos da atividade.