Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia Mundial do livro

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura., a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.

A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Veja.Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

 Sendo assim, para comemorar este dia, serão hoje distribuídas pelos vários espaços da Escola,  frases alusivas ao livro, esta atividade   será desenvolvida pela equipa da Biblioteca e pelo grupo de alunos Monitores da Biblioteca.

 Pesquisa efetuada em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Livro_e_do_Direito_de_Autor
                


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Comemoração do 25 de Abril- " Olhar Portugal durante o Estado Novo"

  No sentido de efetuar  a comemoração do 25 de Abri, está patente na Escola  uma exposição alusiva ao 25 de Abril e ao Estado Novo. Esta  atividade  está em articulação com o IDN. Trata-se de uma exposição de artigos antigos, designadamente,  louças, objetos decorativos, rádios, etc. 
É uma forma original de viajar no tempo e regressar ao passado.
 Esta atividade é promovida pelo Departamento de Ciências Humanas  e Sociais e dinamizada pela Prof. Adelaide  Sousa,  que muito se tem dedicado  a este evento,  com o seu empenho e criatividade, conta ainda com a preciosa colaboração  de alunos, professores  e funcionários, que gentilmente cederam estas peças antigas. Esta  atividade está também em articulação com o IDN.
 Temos que considerar que o 25 de Abril foi um marco importante na  história da democracia portuguesa. Nesse período, os acontecimentos eram vividos com euforia e  entusiasmo, pois o país entrou  no  caminho da liberdade e da democracia. É lamentável que hoje em dia, muitos cidadãos  tenham uma atitude diferente!
 Por isso é necessário  manter Abril vivo, hoje e  sempre!
Desta forma, o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país. Resta ainda referir que o objetivo  primordial  do 25 de Abril, foi atingido porque  vivemos em democracia e  o clima de repressão está hoje extinto.
 No dia 26 de abril realizar-se à na Escola  a  comemoração desta data , com distribuição de frases pelos diferentes espaços da  mesma pelos alunos que estão inseridos no Projeto "Monitores da Biblioteca". será ainda apresentado na Biblioteca um filme  e um powerpoint  alusivo à data.

  Aqui ficam algumas fotos da exposição.










Jogo do HEX

 Está na Biblioteca o Jogo do HEX , no âmbito da disciplina de Matemática,  sob a  orientação da Prof. Maria José, como já vem sendo habitual ao longo do ano letivo.
 Estes jogos didácticos são uma maneira inovadora e lúdica de desenvolver o raciocínio matemático,  a abstração e o cálculo mental. Os alunos têm revelado muito interesse em atividades semelhantes.
 Por isso , o melhor é vir  à Biblioteca já e começar a  treinar...

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sessões de leitura - 1º ciclo - Articulação com O IDN

Foi apresentada aos alunos  do 1º ciclo, em formato digital, a obra “O  soldado João”. Esta  atividade está contextualizada  na semana da leitura e em articulação com o Projeto IDN, tendo  como objetivo o desenvolvimento da cidadania.  Através de uma apresentação  digital é-nos relatada a história de um soldado “feliz e desengonçado”. Com o seu modo de agir ele vai alterando os comportamentos e atitudes dos outros intervenientes na guerra,   conquistando  a paz, regressando  à   tranquilidade  da  sua aldeia .