Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Feira das Profissões do Agrupamento

Decorreu no dia 20 de abril a VI da Feira das profissões com a presença de várias entidades públicas e privadas. Este ano procurou-se diversificar a feira, além das habituais escolas profissionais e a Associação Empresarial de Baião, a feira contou ainda com presença de ex-alunos do nosso agrupamento, que se destacam pelo desempenho com sucesso das suas profissões. Assim, neste âmbito todos alunos do 9.ºano e VOC tiveram a oportunidade de ouvir os testemunhos destes jovens, nomeadamente: Daniela Teixeira, capitão da GNR, em funções no Esquadrão Braço de Prata, Lisboa e o Guarda Jorge Rosa em funções da GNR, na 4ª companhia em GEOP Penafiel, Pedro Teles Bombeiro Profissional em Baião e médica Raquel Soares, especialista em saúde pública.
A presença da capitão da GNR, Daniela Teixeira e do Guarda Jorge Rosa, enquadra-se nas iniciativas promovidas no âmbito do protocolo entre o Instituto de Defesa Nacional (IDN), a Câmara Municipal e este Agrupamento de Escolas, para implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. 
No campo da formação, a Escola de Rodo (Régua) deu a conhecer a oferta formativa, muito vasta, que abrange os cursos de termalismo, cozinha/pastelaria, agropecuária ou desporto. A Escola de Arqueologia sediada na Área Arqueológica de Freixo, Marco de Canaveses, promoveu os cursos destinados a jovens que tenham o 9.ºano de escolaridade, a saber: Assistente de arqueólogo e museografia e gestão do património.

Por fim, a Associação Comercial de Baião, deu a conhecer 4 empresários da região, que transmitiram aos alunos os seus conhecimentos e percursos profissionais.

 Prof.   António Correia

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Exposição:"Olhar Portugal durante o Estado Novo "

As docentes que lecionam a disciplina de História e Geografia de Portugal da Escola Básica de Eiriz, Baião convidam toda a Comunidade Educativa a visitar a exposição que visa comemorar o 25 de abril.
A vontade de mostrar e dar a conhecer o passado de forma diferente daquela que se costuma desenvolver dentro de uma sala de aula, aliada à certeza do seu reflexo positivo na memória de todos os envolvidos impulsionou o lançar de um desafio ambicioso aos alunos, familiares , docentes e assistentes operacionais deste Agrupamento no sentido de disponibilizarem objetos que caracterizassem a vida familiar e escolar durante o Estado Novo.
 Esta exposição  está  patente na escola sede  de 26 de abril a 20 de maio e está em articulação com o IDN.
Orgulhos@s da exposição conseguida, gostávamos muito de partilhar esta “conquista” convosco.
Pensem nisto:

O sucesso não vale nada se não tivermos alguém com quem partilhá-lo. (Anthony Robbins)




terça-feira, 26 de abril de 2016

Comemorações do 25 de abril

 No  âmbito das comemorações  do 25 de abril, estiveram hoje na Biblioteca as turmas  do 5º B, 5º A, 8º C, 7º A , 6º A e 5º C e ainda  os alunos da Educação Especial
 Foi apresentado o filme "Capitães  de Abril" e um powerpoint alusivo à data . Foram ainda distribuídas pelos diferentes  espaços  da Escola, pelo alunos  Monitores da Biblioteca, frases alusivas ao 25 de abril.
 Ao longo da tarde , estiveram  também no Agrupamento,  elementos do exército com uma chaimite,  dois jipes  e uma carrinha de recrutamento de  voluntários.
 Esta atividade está em articulação  com o Projeto do IDN. Os alunos gostaram muito deste evento, pois puderam entrar em contacto  com  a realidade da vida militar 
Aqui  ficam publicadas  algumas fotos .

 Prof. Arminda Lemos