Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Exposição de Trabalhos na BE


Está   patente na BE, de 23  de maio a 8 de junho,   uma exposição de trabalhos elaborados pelos  alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de  Física e  Química, sob a orientação  da  prof. Sara  Rocha .
Ao longo deste ano letivo a docente da disciplina propôs às turmas o desenvolvimento de um tema aglutinador  relativo a um domínio abordado em cada período.
 Os alunos para além de efetuarem uma pesquisa teórica, retrataram o tema sob a forma de maquetas. Desta forma, é agora possível mostrar o desempenho, imaginação e habilidade dos nossos alunos.
 Trata-se de uma exposição de trabalhos originais e criativos,  por isso vale a pena visitar.

 Aqui ficam  algumas fotos


quarta-feira, 18 de maio de 2016

À descoberta da Rota do Românico



Realiza-se hoje a atividade “À descoberta da Rota do românico”. Esta   atividade é  dinamizada pela Prof. Teresa Seixas em articulação com a Rota do Românico.
O território da Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega, é constituído por 12 concelhos: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. Trata-se  de Uma Rota fundada nas memórias do românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores.
 Serão  visitados os seguintes monumentos, .  Igreja de São Tiago de Valadares, Baião e o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Resende.
A Igreja de São Tiago de Valadares, Baião é  uma Igreja que se inscreve no românico de resistência, foi edificada em finais do século XIII, talvez sobre edifício anterior. Implantada num viçoso vale, incorpora a linguagem medieval dos paramentos exteriormente lisos com a gramática barroca que no interior marca toda a espacialidade. Entre ambas as cronologias, marcam presença as pinturas murais aplicadas nas paredes laterais e na parede do fundo da capela-mor no século XV
 O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Resende é um Panteão da linhagem dos Resendes, Cárquere possui alguns elementos da sua estrutura inicial românica: a torre e uma fresta do referido panteão. Aqui surge um dos temas mais peculiares do românico português. O interior da igreja, embora tenha crescido sobre a estrutura medieval, é fruto das intervenções gótica e maneirista, de que são testemunhos a abóbada de nervuras da capela-mor e os portais principal e lateral norte.




 Pesquisa efetuda em http://www.e-cultura.sapo.pt/