Biblioteca digital

Biblioteca Digital

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Palestras na Escola - Articulação com o IDN

 A palestra sobre Cibersegurança   teve lugar no auditório da Escola, no passado dia 25 de maio,  pelas 15h e foi proferida pelo  Prof Luís  Antunes,  Prof Associado  do Departamento de Ciências  de Computadores da Faculdade de Ciências do Porto. Estiveram também presentes o Prof Luís Maia, da mesma faculdade  e o Tenente Coronel Paulo Lourenço do IDN.
 O público-alvo eram os alunos do 9º ano, Encarregados de Educação do 9º ano   e Professores da Escola.
 Foi   abordada a   questão da utilização da internet de maneira segura. Foi feita referência a questões de privacidade, ao impacto das redes sociais e ao facto de as empresas  terem acesso a   dados, assim como o perigo da instalação de apps nos smartphones.
 As redes wi-fi  podem ser engodo de piratas. Por isso foi sugerida a navegação  anónima  e rever  sempre as condições de  privacidade das redes sociais  e nunca abrir correio eletrónico desconhecido. Foi ainda referida  a importância  da visita ao site do Centro de Internet Segura.
 Foi uma palestra profícua, pois fomos alertados para os potencias perigos de uma utilização indevida da internet.
 Esta palestra resulta   da   articulação da BE  e do Agrupamento.  com o Projeto do IDN.
Houve ainda, posteriormente,  uma palestra proferida  por  elementos  do SEPNA,Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, Núcleo de proteção de Amarante .
Foi  dada ênfase  a   valorização do património ambiental, salientando a  importância  da defesa da floresta contra  incêndios, pois  a floresta gera riquezas, paisagens únicas e purifica o ar. 
Esta palestra está contextualizada no âmbito do Clube do Ambiente, também em articulação com o IDN, Foi muito interessante, pois permitiu a todos os presentes aprofundarem os conhecimentos e sensibilizar para  a defesa e proteção do ambiente.

 Logo que possível serão aqui publicadas algumas fotos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Palestra sobre cibersegurança- articulação com o IDN



Amanhã,  dia 25 de maio  pelas 15h,  realizar-se-á no auditório da Escola uma  palestra  no âmbito  da Cibersegurança .
Esta atividade  está  contextualizada tendo em conta  a articulação  com o IDN (Instituto de Defesa Nacional) de acordo  com o referencial de Educação  para a Defesa Segurança  e a Paz.
Como todos sabemos, vivemos hoje  numa  sociedade  dominada pela informática, com a consequente  anonimização das redes  sociais  que tornam mais fácil a entrada de potenciais criminosos no sistema permitindo-lhes rapidamente obter informações .
Nesta nova era, os cribercriminosos fazem ataques sofisticados e frequentemente controlados por crime organizado muito bem financiado. A internet é uma” janela aberta para o mundo”, mas a sua utilização indevida é deveras perigosa.

 Temos por isso que ter cuidado e alertar os nossos jovens para este problema.


Para além da conferência versando a Cibersegurança, o Senhor Tenente Coronel Paulo Lourenço confirmou a vinda do SEPNA, às 17h.