Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sessões de leitura no 1º ciclo







No âmbito do referencial “Aprender com a Biblioteca”, tendo em vista  o desenvolvimento das literacias e a  articulação  com o currículo, realizaram-se no Centro Escolar de Eiriz ,duas  sessões de leitura  para os alunos do 3º B e   do 4º C.
 O tema abordado foi  a diversidade cultural, tema esse que está a ser analisado em EMRC, pela professora Helena Pego, nesse sentido, foi lida e analisada  a obra “o Menino de todas as cores” de Luísa Ducla Soares.  Relativamente  aos alunos  do 4º C, foi ainda analisada  a  obra "O gigante egoísta" de Oscar Wilde.
 Os  alunos mostraram  muito empenho e interesse na atividade e ouviram as histórias com bastante  atenção. Foram  extremamente  participativos  e responderam corretamente   às questões que lhe foram  colocadas. Estão  por isso de parabéns!
 Desde já muito obrigada à professora Helena Pego,  à   Prof  Carla Nunes  e  à Prof  Cristina pela colaboração neste evento.


 Prof  Arminda Lemos

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O IGAC vai à escola" e IGAC Júnior

No âmbito da prevenção e defesa do direito de autor, destinados a explicar o valor do direito de autor, entendida a expressão “valor” na sua maior amplitude, apelando, de par com a relevância cultural, para aspetos a que nem todos devotam atenção, como é o caso do valor acrescentado da criação à economia ou ao emprego, enfim, a toda a cadeia alimentar que se consome e se edifica na criação, foram criados programas pedagógicos, que visam sensibilizar a população escolar, os profissionais da educação e os próprios pais, para esta temática



Estes Programas destinam-se a influenciar comportamentos e atitudes do setor mais jovem da população para a importância cultural e sócio económica que representa a criação e a defesa dos direitos dos criadores.

Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar



Segunda versão, traduzida, das Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar. A mesma segue em anexo, sendo também destaque do Portal da RBE

http://rbe.mec.pt/np4/file/1853/guide_lines_2016.pdf