Biblioteca digital

Biblioteca Digital

quarta-feira, 8 de março de 2017

8 de Março - Dia internacional da Mulher



 Como hoje  se comemora   o Dia Internacional da Mulher , aqui fica   a  homenagem  a  todas nós.  Nesse sentido  todas as leitoras que se dirigiram hoje à biblioteca para  requisitar um livro levaram como oferta um marcador.

Encontro com a escritora Palmira Martins - 1º ciclo


No âmbito da promoção da leitura  esteve hoje  dia 8 de março ,  no nosso agrupamento  a escritora  Palmira  Martins  .
Tratou-se de um evento muito interessante, estiveram presentes os alunos  do 1º  ciclo. Houve duas sessões: a primeira no Centro Escolar de Santa Cruz do Douro   e a   segunda no Centro Escolar de Eiriz . A escritora  interagiu  com os  alunos de forma muito positiva. Falou-nos da  sua obra , dando especial ênfase  ao livro  “ Conversas de capoeira” e pôs toda  a gente  a cantar. Foi um boa comunicadora que soube  cativar   a  plateia criando um clima de empatia e cumplicidade com os  alunos ali presentes.
 Os alunos  comportaram-se de forma excelente ,  colocaram  questões à escritora  sobre  a   sua obra e gosto pela leitura. leram  ainda poemas  alusivos aos seus livros  e cantaram uma linda canção, na qual falavam da importância dos livros e da leitura
No final houve ainda uma sessão de autógrafos.
Estão todos de parabéns alunos e professores pela criatividade e empenho  que revelaram neste evento!

Considero que estas atividades de sensibilização  para  a leitura  são deveras profícuas, tendo em conta que hoje em dia os nossos jovens estão mais vocacionados para  as novas tecnologias  do que para o tradicional livro em suporte de papel.
Aqui   ficam  algumas   fotos do evento!


terça-feira, 7 de março de 2017

Semana da leitura

 De 27  a   31 de março realizar-se-á no Agrupamento, a semana da leitura, cujo tema é "o Prazer de ler".  
Ao logo da semana, terão lugar  as  seguintes atividades: ler para continuar, sessões de leitura subordinadas ao tema livros e leitur@as,  livros fixes, concurso de poesia etc. 
Posteriormente serão aqui dadas informações sobre estes eventos.

Sessões de leitura -4º ano - Projeto “Miúdos a votos”



 No âmbito do Projeto “Miúdos  a   votos”,  realizou-se hoje, dia 7 de março,  no Centro Escolar de Eiriz,    uma sessão   de leitura para  os  alunos do   4º de escolaridade, tendo em vista  a apresentação da candidatura dos livros , assim como  o   desenvolvimento das literacias e a  articulação  com o currículo.
Foram lidas  e analisadas   as  obras “ A maior flor do mundo” e ”  O   elefante cor-de-rosa”   e ”A girafa que comia estrelas”

Os  alunos ouviram as histórias com muita atenção  e revelaram quais eram os seus livros preferidos.