Concursos e Exposições


 II Guerra Mundial, no Olhar do Fotógrafo

Por Paulo Pinto (Professor), em 2014/02/17
Exposição: II Guerra Mundial, no Olhar do Fotógrafo - Decorreu na Biblioteca da escola, entre os dias 3 e 7 de Fevereiro.
Decorreu na Biblioteca da escola, entre os dias 3 e 7 de Fevereiro a exposição: II Guerra Mundial, no Olhar do Fotógrafo. Foi dirigida sobretudo aos alunos do terceiro ciclo, mas esteve aberta a todos quantos quiseram ver. Contou com o dinamismo dos professores de História Henrique Dias e Paulo Pinto, os quais foram dando esclarecimentos a todos quanto se mostraram interessados e curiosos pela temática. Era composta por materiais originais, livros, DVD’s e sobretudo, de centenas de fotografias que ilustravam as diferentes etapas do maior conflito da Humanidade.
A atividade resultou positivamente. Foi evidente uma grande adesão dos alunos que, de um modo geral, foram unânimes em apreciar com agrado tudo o que lhes foi proporcionado. A exposição foi visitada pelas turmas pré-inscritas, com visita guiada. Quanto aos restantes alunos, também puderam frequentar o espaço destinado para o efeito. Podemos afirmar que os objetivos foram alcançados e que se obteve uma recetividade dos alunos e professores muito favorável à realização da mesma. As opiniões colhidas pelos professores responsáveis e a leitura dos relatórios elaborados pelos alunos após a visita à exposição comprovam a interessante iniciativa levada a cabo pelos docentes do grupo de História.
Finalmente, registe-se o agradecimento a todos os professores que de alguma forma colaboraram com a realização desta exposição. 


Participa na Missão iPad

Descobre como: Concurso PORDATA-RBE 2013/14
Estás oficialmente convocado para nos ajudar a cumprir a Missão iPadSe és aluno do ensino secundário fala já com o teu professor ou professor bibliotecário e entra nesta Missão. Sozinho ou em grupos de três amigos participa já e habilita-te a ganhar um iPad! Só tens de realizar um trabalho sobre qualquer tema que gostes, cujo conteúdo seja desenvolvido a partir dos dados da PORDATA.
Na PORDATA encontrarás a chave para realizares esta missão. Dados estatísticos, oficiais e rigorosos sobre vários temas de Portugal, dos seus Municípios e da Europa. Assim, de forma rápida e fácil, encontrarás toda a informação que precisas para fazer um trabalho fundamentado.
Tu decides o que queres fazer e como queres fazer! Apresenta o teu trabalho fundamentado em formato escrito, gráfico/infográfico ou audiovisual. Sê original e inovador, dá uma nova luz aos dados. Leva as tuas conclusões mais longe.
Para te ajudarmos nesta Missão podes descarregar os documentos de apoio aqui mesmo. Damos-te uma lista com as diferentes etapas da missão e dois documentos sobre a apresentação e metodologia. Não te esqueças de ler o regulamento e... Boa sorte!

Se queres participar na Missão mas ainda não conheces a PORDATA também tens a oportunidade de pedir à tua escola uma formação gratuita. Na tua própria escola ficas a conhecer e dominar todas as ferramentas PORDATA que te ajudarão a melhorar cada vez mais a qualidade dos teus trabalhos.

Descarrega aqui todos os documentos que precisas:
Regulamento do Concurso PORDATA-RBE 2013/14
Guia de Tema e Metodologia
Guia de Apresentação do Trabalho
Checklist Missão iPad

* A campanha de divulgação da Missão iPad é resultado de um desafio lançado aos alunos do Mestrado em Publicidade do IADE Creative University. Os alunos Almudena Clemente, Teresa Santos e Tiago Correia sob a orientação do Prof. Luís Verissímo desenvolveram esta campanha.